top of page

Quando a Tenda do Suor era um Homem

 ​A seguinte historia personifica a tenda so suor como um amigo poderoso e líder do “Povo Animal”. Como a maioria das tribos que vivem em climas mais frios, os Nez Perce passam longos invernos em taipes, tendas feitas de terra e madeira, e claro em tendas de suor: Este era o tempo em que se dedicavam a lendas e contar historias. A origem da tenda do suor é traduzida em “Lendas contadas pelos anciãos” um excelente livro de medicina xamânica.

Muito tempo atrás, nos dias do Povo Animal, Tende de Suor era um homem. Ele previa a vinda dos seres humanos,
os reais habitantes da Terra. Então um dia ele chamou todo o Povo Animal para juntarem-se e dar a cada um deles um nome e contar-lhes de seus deveres. No concilio, Tenda de Suor ficou de pé e falou:

“Nós temos vivido na Terra por um longo tempo, mas nos não devemos continuar em nossa condição atual por muito tempo mais. Um povo diferente estará vivendo aqui em breve. Nós devemos partir e ir para diferentes lugares. Cada um deve decidir se prefere pertencer aos animais que caminham, ou aos que voam, ou aqueles que nadam. Vocês devem fazer suas escolhas agora.”

Então Tenda de Suor se dirigiu ao Alce. “Eu irei primeiro perguntar dessa forma, Alce”.” O que vocês desejam ser? “

“ Eu desejo ser quem eu sou Eu sou – um Alce.”

“Deixe-nos ver você correr ou galopar,” disse Tenda de Suor.

Então o Alce galopou e se foi em uma maneira graciosa, e depois retornou.

”Você está certo, decidiu Tenda de Suor. Você é um Alce.”

O Alce se foi galopando e nunca mais foi visto pelo resto.

Tenda de Suor chamou a Águia e perguntou, “O que você deseja ser, Águia?”

”Desejo ser exatamente o que sou – uma Águia”

Deixe-nos ver você voar, respondeu Tenda de Suor.

Águia voou, elevando-se bem alto com suas asas bem abertas e alongadas.

Tenda de Suor a chamou de volta e disse “Você é uma águia. Você é o rei sobre todos os pássaros do Ar, você vai flutuar nos céus. Você vai viver nos picos mais altos das montanhas mais altas. Os seres humanos vão admirar você.”

A Águia vou embora alegremente. Todos olharam ela desaparecer nos céus.
”Eu gostaria de seu como a Águia disse um Azulão  a Tenda de Suor.”

Querendo dar a todos uma chance, Tenda de Suor disse novamente, “Então, deixe-nos ver você voar.”

Azulão tentou imitar o fácil e gracioso vôo da águia, mas falhou em manter o equilíbrio e logo estava batendo as asas.

Tenda de Suor chamou-o de volta. “Um Azulão é um Azulão. Você vai ter que se contentar com o que é.”

Quando o Urso se aproximou, Tenda de Suor disse, “Você vai ser conhecido entre os homens como um animal feroz”. “Você vai matar e comer pessoas, e eles vão temer você.”

O Urso entrou na floresta e desde então é conhecido como uma animal feroz.

Então para todas as criaturas caminhantes, exceto o Coiote, e para todas as criaturas voadoras, para todos os Animais e Aves, e Cobras, e Sapos, tartarugas e Peixes, Tenda de Suor deu nomes, e as criaturas se foram.

Depois que se foram, Tende de Suor chamou o Coiote até ele e disse, “Voce tem sido sábio e dedicado. Você tem sido um homem para ser temido. Quando essa Terra se tornar como ar, vazia e abandonada, seu nome deverá manter-se para sempre. Os seres humanos que vieram irão escutar seu nome e dizer, “Sim, o Coiote era um grande em seu tempo” “Agora, o que você quer ser?”

Eu tenho por muito tempo vivido como um Coiote, ele respondeu. Eu quero ser nobre como a Águia ou o Alce ou o Leão da Montanha.

Tenda de Suor deixou-o mostrar o que ele podia fazer. Primeiro, o Coiote tentou de sua melhor forma voar como a águia, mas somente podia saltar em volta. Então ele tentou imitar o Alce em seu galope gracioso. Ele conseguiu por uma pequena distancia, mas logo caiu novamente em sua própria andadura. Ele parou e olhou em volta.

“Você aparenta exatamente como você mesmo Coiote”, riu Tenda de Suor. “Você será um Coiote.”

Pobre Coiote correu para longe, uivando, para algum lugar desconhecido. Antes que ele ficasse fora de alcance da vista ele parou, deu volta e observou, exatamente como um coiote.

Tenda de Suor, deixado só, falou a si mesmo: “todos se foram, e os novos povos irao logo chegar. Quando eles chegarem eles deverão encontrar algo para dar a eles força e poder.

”Eu vou me colocar na terra, para o uso dos seres humanos que vão vir. Àqueles  que me visitarem uma vez ou outra, a eles eu irei dar poder. Eles se tornarão grandes guerreiros e grandes na paz. Eles terão sucesso na pesca e na caça. Para todos que vierem em busca da minha proteção, Eu darei força e poder.”

Tenda do Suor falou com compaixão e acolhimento. Então ele se colocou de quarto sobre suas mãos e joelhos e esperou as primeiras pessoas. Ele está aí agachado desde então e dando poder a todos aqueles que busquem isso dele.


bottom of page