top of page

Cabana de Suar

Na língua lakota chama-se INIPI , que quer dizer : "Deveis purificar-vos". Pode também dizer-se INIUNKAJAKTELO ( vamos orar na tenda do suor ).

É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, do calor da vida, do vento e do fogo. A sauna é construída de forma circular. Este formato de casco de tartaruga ajuda a gerar pensamentos positivos, e propícios ao direcionamento de boas preces .Os Sioux, vêem o interior de uma tenda de suor como a representação do útero da Mãe Terra, sua escuridão como a ignorância humana, as pedras quentes como a chegada da vida, e o vapor como a força criativa do Universo sendo ativada.

A porta da sauna é colocada a Leste, porque é desta direção que a luz da sabedoria vem. A porta é bem baixa, para entrarmos de joelhos. Trata-se de um lembrete para que permaneçamos humildes e possamos compreender que não somos nem maiores nem menores do que as outras formas de vida e nos colocamos humildiemente perante os espíritos. Ainda na entrada, falamos: - "Mitakue Oyassin" - Somos todos Irmãos, dedicando assim nossa purificação e sacrifício a todas nossas relações.
Entramos na sauna despidos de todas as roupas e símbolos, de medalhas, status, riqueza, camuflagens, disfarces e outras capas que alimentam o ego humano, reingressamos nus como recém-nascidos no ventre de nossa Mãe Terra - humildes, puros, inocentes e preparados para o sustento e o crescimento. Nesse momento, lançamos por terra nossa auto-imagem e nossos atributos físicos humanos para redescobrir nossa alma e nosso lado espiritual.
À medida que transpiramos, e que nosso suor retorna a Mãe Terra sob forma de vapor, a Terra passa a ser novamente nutrida. E quando a porta da sauna é aberta, o vapor viaja em direção ao Grande Espírito.


O Ritual da Cabana de Suar dentro da tradição Lakota simboliza morte e renascimento trazendo cura nas quatro dimensões do ser.

Na dimensão física, o trabalho dos espíritos é complementado pela pedra de cura que colocamos na parte do corpo que desejamos curar.

Na dimensão emocional, o ambiente quente, desconfortável e escuro da sauna sagrada nos leva a entrar em contato com o nosso interior inclusive nossa sombra, esse lado que é reprimido e negado desde infância. Ao entrar em contato com coisas que tememos e negamos começamos um processo de cura no plano emocional.

Na dimensão mental, reavaliamos os preconceitos culturais e nos abrimos para o conhecimento ancestral.

Na dimensão espiritual, embora o Xamanismo não seja uma religião a qual professamos é um caminho de grande e fácil acesso à centelha divina que existe em nós.

O Ritual da Cabana de Suar termina com a partilha do Cachimbo da Paz

bottom of page